Marinha alerta para possível formação de ciclone na costa do sul da Bahia

Marinha do Brasil emite alerta de mau tempo na costa do sul da Bahia


21 de março de 2019 22:38
Praia do Arakakaí – Santa Cruz Cabrália

A Marinha do Brasil por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), emitiram nota à imprensa informando sobre a possível formação de ciclone com características tropicais, a partir do dia 23, até o início da próxima semana, dia 26, sobre o Oceano Atlântico, atingindo o norte do Espírito Santo e o Sul da Bahia.

Nota:

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e em colaboração com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), esclarece a possível formação de um ciclone com características tropicais, a partir do dia 23, até o início da próxima semana, dia 26, sobre o Oceano Atlântico, a Leste dos estados da Bahia e do Espírito Santo.

A condição de tempo severo provocada por esse sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa, com volumes significativos e ventos intensos, com rajadas. Porém, não se descarta a condição de intensificação dos ventos na costa do Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia, podendo chegar a até 89 km/h, além de chuvas entre fraca e moderada.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.

A Marinha do Brasil e o CPTEC/INPE acompanharão a formação e a atuação desse sistema nos próximos dias. As atualizações serão divulgadas nos sites https://www.marinha.mil.br/chm/ e https://www.cptec.inpe.br/ e pelo Facebook, em “@servicometeorologicomb” e “@inpe.cptec”. As informações também poderão ser acessadas por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para o IOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR). Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio. Contato: Assessoria de Comunicação Social da Diretoria de Hidrografia e Navegação Área de Imprensa: https://www.marinha.mil.br/dhn/comunicao Tel.: (21) 2189-3387 Marinha do Brasil: Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente www.marinha.mil.br E-mail: dhn.comunicacaosocial@marinha.mil.br