Itagimirim adere à Policlínica; Consórcio aguarda Porto e Eunápolis

Policlínica regional, segundo presidente de Consórcio, é nova realidade da assistência de média e alta complexidade


13 de março de 2021 09:35

O prefeito de Itagimirim, Luís Carlos Junior Oliveira (Podemos), o Luizinho, aderiu aos diversos serviços médicos especializados a ser oferecidos pela Policlínica Regional. Agora, só faltam a adesão dos municípios de Eunápolis e Porto Seguro. Prestes a ser inaugurada em Eunápolis pelo governo do estado, a Policlínica Regional é gerida pelo Consórcio Interfederativo de Saúde da Costa do Descobrimento, que tem como presidente o prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos (PSD).

A última assembleia, realizada em 26 de fevereiro, para tratar da apresentação da equipe do colegiado, aprovação do rateio entre os municípios, orçamento de 2021, modelo de contrato e o regimento interno, não teve a participação dos prefeitos de Porto Seguro, Jânio Natal (PL), de Eunápolis, Cordélia Torres (DEM) e de Itagimirim, Luizinho (Podemos).

Em um esforço para que a população desses municípios não fique sem a cobertura da Policlínica Regional, o presidente do consórcio buscou dialogar com os prefeitos.

Agnelo levou pessoalmente à prefeita de Eunápolis, Cordélia, as informações do que ocorreu na assembleia e entregou a ela a documentação para regularizar formalmente a participação do município. A prefeita preferiu não assinar, enquanto não tivesse um parecer do setor jurídico do município. O prefeito Jânio Natal ainda não respondeu aos telefonas e mensagens enviadas pelo consórcio, mas Agnelo acredita que não há motivos para Porto Seguro ou Eunápolis também não aderirem.

Já na visita que fez a Itagimirim, na quarta-feira (10/03), Agnelo não encontrou resistência do prefeito Luizinho, que depois de ouvir atentamente como vai funcionar a policlínica, assinou a adesão. Para Luizinho, a Policlínica vai resolver grande parte dos problemas da saúde local.

“A Policlínica vai melhorar muito a cobertura de saúde na região, com uma variedade de especialidades médicas, como tomografia, ressonância magnética, mamografia, ultrassonografia, dentre outros”, explicou Agnelo.