Manchetes

Barraqueiros começam demolições parciais na orla norte de Porto Seguro


A barraca de praia Barramares, na Orla Norte de Porto Seguro, começou a demolição de parte de sua estrutura, adequação que foi solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF), segundo informações do proprietário do estabelecimento, Antônio Vagner da Silva. “Iniciamos a demolição do que já havia sido solicitado pelo MPF”, esclareceu.

Além dessa solicitação do MPF, a Barramares e mais 39 empreendimentos que ocupam a mesma região firmaram um acordo com a Justiça Federal, em novembro do ano passado, para que pudessem permanecer na área. A justiça havia determinado a demolição dos empreendimentos.

ACORDO COM A JUSTIÇA FEDERAL – Em novembro, após a suspensão da demolição das barracas de praia da Orla Norte, por força de uma liminar concedida pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da primeira região, o juiz da Vara da Justiça Federal de Eunápolis, Alex Scharmm da Rocha, realizou uma audiência pública com os barraqueiros tentando buscar uma solução para a ocupação da orla, sem que as barracas tivessem que ser completamente destruídas.

Na audiência ficou acordada a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com os barraqueiros, para que os empreendimentos se adequem as exigências do IBAMA, do Iphan e do Serviço de Patrimônio da União (SPU). Os projetos de readequação devem ser encaminhados a Prefeitura de Porto Segura, que é responsável pelos empreendimentos e, após um parecer conclusivo do município, o projeto é encaminhado para avaliação do Iphan.

PROCESSO DE ADEQUAÇÃO – Segundo o secretário de Meio Ambiente de Porto Seguro, Bené Gouveia, ficou acordado que será assinado um TAC individualmente com cada um dos barraqueiros que tiver interesse em manter o empreendimento na orla. “O município é réu no processo que envolve todas as barracas, mas o TAC será individual com cada um dos barraqueiros. O barraqueiro que não quiser aderir ao Termo de Ajuste tem essa opção, aí a justiça irá decidir o destino desse empreendimento. Tem empresários que decidiram entrar com um recurso. Cada caso é um caso”, explicou o secretário.

Bené Gouveia explicou ainda que o primeiro passo é o encaminhamento, por parte dos barraqueiros, da solicitação de permanecer com a concessão da área, à Secretaria de Obras do Município, que é responsável pela certificação de que a concessão pertence ao empresário solicitante. “Somente após essa certificação, os projetos serão encaminhados para a avaliação da Secretaria de Meio Ambiente”, ressaltou Gouveia. O secretário não soube informar quantos projetos já foram encaminhados até o momento.

PRAZOS – Segundo informações do Iphan, a partir da Audiência realizada em novembro de 2016, os cerca de 40 empresários com empreendimentos situados na Orla Norte firmaram acordo junto a Justiça Federal, aceitando os critérios de adequação definidos pelo Iphan para a ocupação da área.

Na audiência ficou definido que a partir de 06 de março, os empresários deveriam começar a encaminhar os projetos de adequação para a prefeitura. Até o dia 18 de maio deste ano, a prefeitura terá que emitir parecer conclusivo sobre os projetos e encaminhá-los ao Iphan.

O Iphan tem até tem até o dia 20 de julho deste ano para emitir parecer técnico conclusivo sobre as propostas de readequação.

O Instituto informou ainda que “o processo de adequação da Barraca Barramares foi iniciado com a demolição parcial de elementos edificados sem a anuência do Iphan, conforme definido em audiência específica para tratar deste empreendimento”.

. . .

Leia também:

PRF intensifica fiscalização nas rodovias durante o feriado de Natal

A Operação Natal 2023 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) começa nesta sexta-feira (22). Com a ação, que vai até as 23h59min de...

Municípios devem apresentar demandas para alfabetização

O governo federal divulgou as regras para que as redes públicas de educação básica dos estados, Distrito Federal e municípios possam...

Forró é reconhecido como manifestação da cultura nacional 

O gênero musical forró foi reconhecido como manifestação da cultura nacional O projeto de lei que já havia sido aprovado na Câmara...

Caixa e Banco do Brasil começam a renegociar dívidas do Fies nesta terça

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BB) começam, nesta terça-feira, 7, a renegociar as dívidas de estudantes com o Fundo de...

Incra finaliza cadastro de todas as Terras Indígenas regularizadas

As informações cadastrais de todas as Terras Indígenas (TIs) regularizadas no país foram atualizadas pelo Incra no Sistema Nacional de...