Jânio Natal indica ao Governo do Estado da Bahia a implantação de Hospital Veterinário público na capital


Atento à necessidade de um tratamento mais humano para com os animais, e às dificuldades das famílias de baixa renda que possuem animais de estimação, o Deputado Jânio Natal indicou ao Governo do Estado a implantação de um Hospital Veterinário Público para atendimento gratuito a animais de pequeno porte.

Justificando a proposição, o parlamentar observa que: “Animais de estimação, bem o sabe quem já teve algum, tornam-se praticamente membros da família. Construímos fortes ligações afetivas com eles, que muitas vezes são os nossos companheiros mais fiéis, preenchendo solidões e trazendo nova motivação de vida, principalmente a solitários e pessoas idosas”.

Entretanto, apesar do tamanho da cidade e do porte da sua população (cerca de 2.677.000 habitantes, em 2010, segundo o IBGE), Salvador e toda a região metropolitana não possuem qualquer serviço veterinário público que proporcione atendimento gratuito aos animais doentes.

Por outro lado, as tabelas de honorários praticadas pelas clínicas veterinárias privadas inviabilizam para as pessoas de menor renda qualquer possibilidade de atendimento aos animais que adoecem, impondo pesados ônus a orçamentos familiares já tão sacrificados, que não comportam qualquer despesa extra.

Além disto, a criação do Hospital Veterinário socorrerá também as ONGs de proteção animal, que têm grandes quantidades de cães e gatos e os mantêm a duras penas, com sérias dificuldades financeiras.

“Conhecendo a determinação e o profundo senso de humanidade do Dr. Rui Costa, confio em que esta medida será adotada e o novo hospital prestará inestimáveis serviços aos animais e seus donos, em toda a nossa Região Metropolitana!”, conclui Jânio Natal.

. . .

Leia também: