O tradicional licor de São João ganhou novo sabor na vila de Santo André

Mais um ano sem o baiano poder curtir o seu tradicional São João por conta da pandemia do novo coronavírus, mas para mantermos a fé e a esperança de que tudo isso passará e logo poderemos curtir uma festa junina agarradinhos. Procuramos a senhora Dajuda, como é conhecida a Maria Dajuda Silva Ramos, moradora de […]


24 de maio de 2021 11:42

Mais um ano sem o baiano poder curtir o seu tradicional São João por conta da pandemia do novo coronavírus, mas para mantermos a fé e a esperança de que tudo isso passará e logo poderemos curtir uma festa junina agarradinhos.

Procuramos a senhora Dajuda, como é conhecida a Maria Dajuda Silva Ramos, moradora de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, para deixar uma receita de licor de biribiri. Essa receita é especial e carregada de tradição e ancestralidade, confira!

Ingredientes:

500g de biribiri bem maduro
500 ml de cachaça
500 ml de água
½ xícara de açúcar (a gosto)
Cravo
Canela
Modo de fazer:

Cozinhe o biribiri a água, até ficar bem mole, quase como uma “papa”. Depois que esfriar, passa na peneire e separe o bagaço do líquido. Retorne o líquido no fogo, com cravo, canela e açúcar (na medida que desejar, se quiser mais ou menos doce) e deixe apurar, cerca de 20 minutos. Depois que esfriar, junte a cachaça e coloque numa garrafa de vidro bem fechada, sirva após uma semana, no mínimo.