Vacina contra a Covid chega a Cabrália; técnica em enfermagem é a primeira imunizada

A região receberá, ao todo, 10.800 doses, que serão distribuídas entre oito cidades


19 de janeiro de 2021 11:46

As primeiras doses da Coronavac chegaram ao município na manhã desta terça-feira (19), escoltado pela Polícia Militar, a vacina chegou à secretaria de Saúde por volta das 9:30 da manhã.

A Técnica em enfermagem Rita foi a primeira a pessoa escolhida para receber doses dos imunizantes desenvolvidos pelo Instituto Butantã, em parceria com a chinesa Sinovac Biotech.

A região receberá, ao todo, 10.800 doses, que serão distribuídas entre oito cidades: Itapebi, Itagimirim, Guaratinga, Itabela, Porto Seguro, Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Eunápolis.

Vacinação na Bahia

Às 22h20 desta segunda-feira (18), 376.600 doses da Coronovac chegaram ao aeroporto internacional de Salvador. Os imunizantes já foram enviados em aeronaves para cidades-polo baianas, de onde devem partir, em veículos como vans e caminhões, para os municípios menores em todas as regiões do estado. Os imunizantes são suficientes para vacinar, inicialmente, cerca de 188 mil baianos.

A bula da Coronavac aponta um intervalo de 14 a 28 dias entre a primeira e a segunda dose, e por isso é imprescindível que o cidadão a ser vacinado leve o cartão de vacinação.

Vacinas diferentes, desenvolvidas por laboratórios diferentes e com diferentes posologias serão aplicadas no Brasil, e é o cartão de vacinação que vai garantir que a segunda dose aplicada seja a mesma que a primeira e no prazo indicado. Caso não possua um, o cidadão irá receber um novo cartão com a indicação de qual vacina contra a Covid-19 recebeu.