Um dia após 5º caso confirmado de coronavírus, ruas de Cabrália amanhecem cheias

As pessoas sentiram a necessidade de sair em busca de algo para manter a casa.


11 de abril de 2020 13:26

Apesar das medidas de quarentena estipuladas pela prefeitura de Santa Cruz Cabrália, através de decreto, o centro e alguns bairros da cidade amanheceram com grande circulação de pessoas neste sábado(11).

Um dia após a confirmação do 5º caso confirmado de COVID19 (coronavírus) na cidade, caso este que não se sabe ainda a origem da infecção, visto que o paciente, um homem de 44 anos, não tem histórico de viagens recentes. As pessoas sentiram a necessidade de sair em busca de algo para manter a casa, as filas em mercados e o movimento na feira deste sábado é a prova.

A situação de Cabrália é preocupante, com cinco casos confirmados e mais três suspeitos esperando o resultado do LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública), a cidade tem número maior do que Teixeira de Freitas, com 3 casos confirmados, mas 5 vezes maior em número de habitantes. Até mesmo comparado com a vizinha Porto Seguro, com 10 casos confirmados, casos estes que estão controlados há 26 dias e proporcionalmente maior em número de habitantes.

Barreira sanitária na divisa Cabrália – Porto Seguro; Ascom Cabrália

“Temos fiscais na entrada da cidade, mas não temos fiscais nós centro e nos bairros” disse uma moradora.

O isolamento social é fundamental neste momento, é perfeitamente justo e necessário que as pessoas precisem dos serviços essenciais, como ir ao banco ou fazer o abastecimento de mantimentos no supermercado ou na feira livre. Cabe a nós cobrar da gestão municipal que isso seja feita de maneira segura, fiscalizando os locais e assegurando que as distâncias mínimas sejam estabelecidas e evitar aglomerações. Além da necessidade de intensificar ações de higiene e limpeza, assegurando que funcionários e clientes dos estabelecimentos utilizem álcool, álcool em gel ou outros materiais apropriados.