Secretaria de Saúde de Cabrália emite nota sobre caso suspeito de coronavírus

A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, através da Secretaria Municipal de Saúde, sobre o CASO NOTIFICADO COMO SUSPEITO para coronavírus, informa: No dia 03/03/2020 foi identificado um paciente brasileiro com sintomas respiratórios, vindo dos EUA há uma semana, local onde já foram registrados casos confirmados de coronavírus. Por medida de precaução, o paciente foi colocado […]


6 de março de 2020 09:21

A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, através da Secretaria Municipal de Saúde, sobre o CASO NOTIFICADO COMO SUSPEITO para coronavírus, informa: No dia 03/03/2020 foi identificado um paciente brasileiro com sintomas respiratórios, vindo dos EUA há uma semana, local onde já foram registrados casos confirmados de coronavírus. Por medida de precaução, o paciente foi colocado em isolamento domiciliar e no dia 04/03 foi coletado material para exames de vírus respiratórios e encaminhado para o LACEN-Bahia. A Secretaria aguarda o resultado e todas as medidas estão sendo tomadas.

O paciente encontra estável e sendo monitorado pela Unidade Básica de referência e Vigilância epidemiológica que está monitorando os contados do paciente e adotando as medidas de precauções cabíveis até que o diagnóstico se defina.

A implementação das precauções padrão constitui a principal medida de prevenção da transmissão, tais como:

  • Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel após tossir ou espirrar.
  • Evitar tocar olhos, nariz ou boca após contato com corrimão, objetos em locais públicos, etc.
  • Cobrir nariz e a boca com lenço de papel ao tossir ou espirrar e descartar o mesmo no lixo após o uso. Não usar lenço de pano.
  • Manter hábitos saudáveis como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.