Santo André: Projeto Pátio Escola promove plantio de horta comunitária

Um encontro para conhecer o Pátio Escola e a proposta para moradores da região construírem no espaço a própria horta, foi o convite que circulou nas redes sociais levando muitos interessados ao local na manhã da terça feira dia 18 de maio em Vila de Santo André, Santa Cruz Cabrália. O Pátio Escola de Compostagem […]


19 de maio de 2021 16:11

Um encontro para conhecer o Pátio Escola e a proposta para moradores da região construírem no espaço a própria horta, foi o convite que circulou nas redes sociais levando muitos interessados ao local na manhã da terça feira dia 18 de maio em Vila de Santo André, Santa Cruz Cabrália.

O Pátio Escola de Compostagem e Reciclagem Santo André, um projeto do IASA em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, ocupa uma área de 4.500m2, e além de compostagem e reciclagem que começará em breve, inicia o movimento através dos canteiros comunitários orgânicos.

Os interessados terão o direito de utilizar uma parcela ou um canteiro no tamanho 5m X 2m já delimitado, e o contrato é parecido com o de uma parceria agrícola. O Pátio entrará com a terra, com a água e com os insumos. O parceiro agricultor entra com a mão de obra e uma parte da produção fica para o parceiro proprietário (Pátio), para a criação de uma feira orgânica permanente.

Dos 24 presentes ao encontro, 14 manifestaram interesse em ter um espaço para desenvolver uma horta…. As regras que determinarão o funcionamento das hortas serão desenvolvidas por uma comissão de usuários. A consultoria para a realização deste projeto é da Jardinagem Agroecológica, desenvolvida pela Janaína Almeida @janainalmcost e Rodrigo Gasparini @hippiedafloresta, que implementam jardins comestíveis.

Se quiser saber mais, envie e-mail para patioescola@iasa.org.br ou acompanhe as nossas redes Instragram e Facebook @patioescolasantoandre