Reunião entre comunidade pesqueira e Veracel debate futuro do píer dos pescadores

Na última quarta-feira (12), o vereador Xêpa, junto com as diretorias da colônia Z51 e da COOPESC, se reuniu com representantes da VERACEL e da Etnoconsultoria para discutir a reforma do pier de pescadores. Na reunião foi avaliada a importância daquele espaço no dia a dia da comunidade pesqueira e foi discutido formas de garantir […]


15 de fevereiro de 2020 12:47

Na última quarta-feira (12), o vereador Xêpa, junto com as diretorias da colônia Z51 e da COOPESC, se reuniu com representantes da VERACEL e da Etnoconsultoria para discutir a reforma do pier de pescadores.

Na reunião foi avaliada a importância daquele espaço no dia a dia da comunidade pesqueira e foi discutido formas de garantir o uso responsável, possibilitando assim que esse espaço comum aos pescadores se mantenha em perfeitas condições de uso por tempo prolongado. O flutuante do píer, por exemplo, não deve ser usado para atracação, mas exclusivamente para embarque e desembarque. Devido ao mau uso do flutuante, a durabilidade da estrutura que foi montada há 5 anos atrás foi afetada, chegando a atual situação.

Segundo o vereador Xêpa, mais uma vez a Veracel se colocou a disposição da comunidade pesqueira e vai fazer a reforma total do píer. “A Veracel não só vai viabilizar essa reforma, como se comprometeu com uma estrutura melhor do que a anterior. Essa parceria é de fundamental importância para o setor da pesca de Santa Cruz Cabrália”, afirma Xêpa.

Enquanto isso, tarifa de pescadores e cais do porto se encontram abandonados pelo poder público municipal

Na contramão do desenvolvimento do setor de pesca, a prefeitura municipal até o momento não deu nenhuma importância para a situação precária que se encontra o pier dos pescadores (que agora será reformado pela Veracel), a tarifa (onde é comercializado o pescado) e o cais (que está prestes a desmoronar). “Se não for feito uma intervenção imediata, o prejuízo e os custos serão bem maiores. Estamos chamando a atenção do poder público para que ele possa se mobilizar para resolver essas outras situações”, finaliza Xêpa.

gabinete do vereador Xêpa