Manchetes

Rastreamento do Câncer de Mama atende em dois locais de Porto Seguro

O programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama atende em Porto Seguro desde domingo (29).


O programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama atende em Porto Seguro desde domingo (29). Essa etapa faz parte da programação do Outubro Rosa, mês dedicado à sensibilização da população para o câncer de mama. A iniciativa disponibiliza mamografias para mulheres de 50 a 69 anos. 

A ação está dividida em duas etapas. Na primeira, que continua até sexta-feira (4), a unidade móvel está estacionada em Trancoso, na Rua Estrada Itabela, tendo como referência a Escola Maria dos Anjos. Na segunda etapa, de 5 a 17 de outubro, a unidade móvel ficará estacionada na Passarela do Descobrimento, mais conhecida como Passarela do Álcool.
O atendimento começa às 7h e prossegue até as 18h. Para ser atendida, a mulher, deve levar um documento de identidade com foto, o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um comprovante de endereço no município. Em Porto Seguro, 2,1 mil mulheres estão aptas e dentro da faixa etária preconizada para realização dos exames.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

O Saúde sem Fronteiras, programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.
Fonte: Ascom/Sesab

. . .

Leia também:

Censo 2022 começa em territórios indígenas

O Censo 2022 começa hoje (10) nos territórios indígenas e vai até 31 de outubro. Serão recenseados os indígenas...

Idosa de 75 anos morre após cair em fossa séptica em Itapebi

Uma idosa de 75 anos morreu após cair em fossa séptica instalada no quintal da casa onde ela morava no município de Itapebi, no extremo...

CNH pode custar até R$ 3 mil: veja como tirar a habilitação de graça

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), também conhecida como carteira de motorista, costuma ficar ainda mais cara com o passar do...

IBGE começa nesta segunda o Censo 2022

Com o objetivo de levantar dados amplos e confiáveis sobre diversos aspectos da vida dos brasileiros, o Instituto Brasileiro de Geografia...