PREFEITURA DE SANTA CRUZ CABRÁLIA: EXEMPLO A SER SEGUIDO PELOS MUNICÍPIOS DO BRASIL

A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, administrada pelo Prefeito Jorge Pontes, está vivenciando um feito inédito na história político administrativa do município. É a primeira vez na história da Cidade que um prefeito encerra o seu mandato com todos os pagamentos em dia. RESPEITO COM OS SERVIDORES Foram 08 anos de respeito ao funcionalismo com […]


2 de janeiro de 2017 10:21

A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, administrada pelo Prefeito Jorge Pontes, está vivenciando um feito inédito na história político administrativa do município.

É a primeira vez na história da Cidade que um prefeito encerra o seu mandato com todos os pagamentos em dia.

RESPEITO COM OS SERVIDORES

Foram 08 anos de respeito ao funcionalismo com pagamento de salários rigorosamente em dia. Muitos podem dizer que não passa de uma obrigação. Correto. Mas nunca nenhum Prefeito honrou com suas obrigações com os servidores públicos como o Prefeito Jorge Pontes.

Somente neste mês de Dezembro, diferentemente do que vem ocorrendo com muitos municípios Brasil afora, foram pagos em dia o 13º salário de todos os servidores e a remuneração do mês de dezembro. Todas as folhas de pagamento foram enviadas aos bancos entre os dias 29 e 30 de dezembro que estão fazendo os créditos nas contas dos servidores.

O Prefeito ordenou ainda a quitação total de todas as horas extras e terço de férias gozadas ao longo do ano.

Para os servidores da Educação também uma boa notícia. Foi determinado o pagamento retroativo de todas as diferenças de remuneração referentes às progressões na carreira, adicionais e gratificações à todos os servidores que faziam jus aos benefícios.

Sem dúvida alguma uma gestão que priorizou o maior patrimônio de uma Administração Municipal que são os seus servidores, agentes responsáveis pela prestação dos serviços públicos à toda a Comunidade.

INAUGURAÇÕES E NOVAS OBRAS

Pra fechar com chave de ouro os 08 anos da Administração que mais fez e estruturou o município, o Prefeito Jorge Pontes e sua equipe estão entregando na última semana do governo 12 (doze) novas obras.

São elas: 03 Unidades Básicas de Saúde nos bairros Terra de Cabral, Geraldão e Assentamento Lulão; Academia da Saúde na Coroa Vermelha; Também na Coroa Vermelha a Requalificação e Cobertura da Quadra da Escola Victurino Figueiredo e a 1ª etapa da Requalificação da Escola Frei Henrique; A nova Escola Antonio Guerra no Bairro Capitão Luiz de Matos; A Pavimentação da Rua do Fórum e Hospital; 50 Casas Populares do Programa Minha Casa Minha Vida no Residencial Maria Monteiro II; A Casa de Cultura e o Mercado Municipal. Estão ainda sendo entregues várias pavimentações de ruas nos Bairros Mirante, Campinho e Povoado de Santo Antônio.

Além de inaugurar as obras citadas, o Prefeito deixa como legado ainda várias obras em andamento e outras com convênios já assinados.

São diversas pavimentações de ruas nos Bairros Campinho, Mirante, Coroa Vermelha, Terra de Cabral e Vila Beata, com recursos já asseguras em parcerias público privadas firmadas pela atual Administração.

Encontra-se em pleno vapor as Construções de duas Creches com capacidade para atender a mais de 400 crianças nos Bairros do Geraldão e Aldeia Santa Maria, nas imediações da Coroa Vermelha e 5º Centenário.

Estão ainda em andamento a Construção de Quadra Coberta no Assentamento Lulão, a Construção do Mirante Turístico no Bairro Mirante da Coroa e a Reforma e ampliação da Praça da Juventude.

A construção do Portal da Entrada da Cidade teve a obra iniciada, mas encontra-se paralisada por falta de repasse de recursos do convênio pelo Governo Federal.

Também estão garantidos os recursos para Construção de uma Quadra Coberta no Povoado de Santo André, em convênio assinado com o Governo Federal através da Caixa Econômica.

Ainda neste mês de dezembro o Prefeito Jorge Pontes assinou um novo convênio que vai beneficiar a toda a Comunidade Pesqueira e moradores em geral. Trata-se de recursos para aquisição de um caminhão basculante e construção de uma Câmara Frigorífica.

É inegável o rótulo conferido à atual Administração como a que mais fez e realizou na história do município.

Foram mais de 100 (cem) obras entregues nos últimos 08 anos, um legado de infraestrutura que coloca o município de Santa Cruz Cabrália numa posição de destaque dentre todos os municípios do Brasil.

VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO

Apesar de ter recebido no ano de 2009 um município com apenas 02 veículos e uma ambulância sucateada, o investimento no patrimônio municipal foi uma das prioridades da atual Administração.

Ao longo dos últimos 08 anos foram adquiridos 12 novos ônibus de transporte escolar; 06 novas ambulâncias; 02 novas ambulâncias do SAMU; 01 nova Patrol; 02 Retroescavadeiras; 01 Caminhão Caçamba Truck e mais de uma dezena de outros veículos para suporte aos serviços administrativos.

Também foram realizadas diversas ações de expansão da iluminação pública, com a colocação de Postes de Iluminação em todo o Bairro Geraldão, Assentamento Lulão, Povoados de Santo André, Santo Antônio e Guaiú, Bairro Tânia, Carajás, Campo Verde entre outros.

Praças e Quadras de Esportes foram construídas m todas as localidades do município.

 

INVESTIMENTO INÉDITO EM AÇÕES DE SAÚDE

Apesar de ter recebido no ano de 2009 a Secretaria de Saúde literalmente debaixo da ponte, pois a justiça havia determinado no fim de 2008 o despejo do imóvel locado onde funcionada a Secretaria e o que restou de móveis e medicamentos foram encontrados embaixo da Ponte do Rio Yaya, a Saúde foi uma área que teve um olhar diferenciado durante toda a atual gestão.

Partindo praticamente do zero, o Prefeito Jorge Pontes e sua equipe reestruturou todos os órgãos da Secretaria da Saúde, com a implantação da Policlínica Municipal, onde são oferecidas mais de 16 especialidades médicas; Foi implantada a Central de Marcação e Regulação, responsável pelo encaminhamento dos pacientes para realização de milhares de exames, cirurgias  e tratamentos de alta complexidade em municípios como Itabuna e Salvador.

Os Postos de Saúde que antes funcionavam em sua maioria em prédios alugados, agora contam com 100% de Unidades Próprias, com estrutura padrão de qualidade SUS.

O atendimento da Atenção Básica foi ampliado, com a construção de novos postos em bairros antes não atendidos em suas localidade como o Campo Verde, Lulão, Projeto Embaúba, Rio do Sul, Terra de Cabrale Geraldão.

Foi implantada a base local do SAMU, além da recente inauguração da Academia da Saúde.

Ações de Saúde inéditas foram realizadas em nosso município, como o Mutirão do Saúde em Movimento que realizou milhares de cirurgias oftalmológicas; o Mutirão de Combate ao Câncer de Mama, com o atendimento de centenas de mulheres na prevenção ao câncer; diversas campanhas de vacinação e conscientização para prevenção de doenças.

Neste ano de 2016, a Administração não mediu esforços para receber a maior ação de saúde pública do Brasil, Os Voluntários do Sertão, que nos meses de abril e maio realizaram mais de 40.000 (quarenta mil) atendimentos, nas mais diversas áreas de saúde, desde exames a cirurgias e ações na área social.

A Prefeitura ainda idealizou o programa Prefeitura em Movimento que levou todos os serviços públicos das diversas áreas da Administração a praticamente todas as localidades do município.

INVESTIMENTOS NA ÁREA SOCIAL

A Área Social também recebeu a devida atenção da Administração.

Foram reestruturados e implantados novos serviços de atendimento à população como o CRAS, CREAS, PETI e PROJOVEM.

O Programa Bolsa Família teve sua abrangência ampliada, com a inclusão de centenas de novas famílias e aumento da distribuição de renda à população mais carente.

Também os Benefícios de Prestação Continuadae Benefícios Eventuais passaram a receber uma dedicação maior por parte da equipe do Social.

Foi implantada a Fanfarra da Juventude do PROJOVEM.

Entrega de 110 casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida.

O município ainda custeou dezenas de aluguéis sociais a famílias carentes e de baixa renda que moravam em área de risco e tiveram suas moradias afetadas por desastres naturais.

Foram ainda ofertados dezenas de cursos profissionalizantes, serviços de seguro desemprego, microcrédito, e documentação como Carteira de Trabalho e Identidade.

 

TURISMO: CRIAÇÃO DE IDENTIDADE PRÓPRIA

Nossa Cidade tem o Turismo como vocação natural e a Administração não mediu esforços para promover o destino turístico Santa Cruz Cabrália.

A realização de eventos de qualidade mudaram a imagem da Cidade, tornando-a como um dos principais polos turísticos do Estado da Bahia.

As 08 edições do Cabrália Folia foram referência dos eventos de Carnaval na região Sul e Extremo Sul da Bahia, com atrações de qualidade e apresentações artísticas de grandes nomes da música baiana e nacional, atraindo milhares de novos visitantes para a região.

A participação em Feiras de importância Nacional e Internacional projetaram a imagem de Nossa Cidade que passou a ser conhecida como município independente de Porto Seguro e de belezas naturais inigualáveis.

Tais ações credenciaram o município a trabalhar para receber a Seleção da Alemanha, se tornando o mais importante Centro de Treinamento da Copa do Mundo de 2014, que proporcionou à Seleção Alemã a preparação perfeita para a conquista do título do mundial.

A hospedagem da Seleção da Alemanha trouxe para Cabrália os holofotes de toda a mídia mundial, tornando a nossa Cidade conhecida em todas as partes do planeta.

Santa Cruz Cabrália ganhou uma projeção que a credenciaram a figurar entre os mais importantes destinos turísticos do Brasil, participando de importantes eventos como a passagem da Tocha Olímpica e o convite para exposição por dois anos consecutivos em uma das mais importantes feiras de turismo, a Feira Internacional de Berlim.

A alta temporada promete ganhos para toda a rede hoteleira e o comercio local, tendo em vista a taxa de ocupação máxima.

TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA E TRANSPARENTE

Diferentemente da forma que recebeu o município no ano de 2009, com diversas Secretarias despejadas, mais de 03 meses de salários atrasados, prédios e veículos sucateados, computadores sucateados sem HD, sem qualquer material de consumo em estoque, o Prefeito Jorge Pontes inaugura uma nova Era na história política do município.

Todas as providências para a realização da transmissão de governo estão sendo adotadas, em total cumprimento ao que dispõe a Lei.

Foi formada uma Comissão de Transmissão com membros do atual Governo e da futura Administração, onde estão já foram realizadas diversas reuniões para passar informações e documentos essenciais à continuidade administrativa e evitar a interrupção dos serviços públicos.

A Atual Administração proporcionou reuniões em diversas Secretarias como Saúde, Educação e Social, como forma de a equipe da nova gestão conhecer a estrutura existente dos serviços públicos e iniciar o ano de 2017 sabendo como darão continuidade aos trabalhos e serviços ofertados à população.

Além da entrega de documentos solicitados pela equipe da futura gestão, a equipe da atual Administração trabalhou com afinco nos últimos dias de 2016 para transmitir ao novo Governo uma Prefeitura 100% saneada, sem dever nada a nenhum servidor ou fornecedor.

O Prefeito Jorge Pontes, além de determinar a quitação total de todas as despesas assumidos durante os seus dois mandatos, ainda deixará de legado para o próximo Prefeito uma Prefeitura com todas as Secretarias funcionando normalmente, com estoque de material de consumo e de alimentação para o Hospital e para a merenda escolar do início do próximo ano letivo.

Portanto, a futura Administração terá que se preocupar apenas em imprimir a sua identidade de trabalho, não tendo que se preocupar em arrumar a casa, tendo em vista que ainda receberá as Finanças Municipais com mais de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) de recursos em caixa, frutos do respeito ao patrimônio público e da gestão austera que semprebalizaram as ações da Administração do Prefeito Jorge Pontes.

A Atual Administração deseja boa sorte aos membros da futura Gestão, esperando que sejam sempre mantidos os compromissos com os servidores públicos e toda à população, zelando pela boa aplicação dos recursos públicos sempre visando o desenvolvimento de nossa querida Santa Cruz Cabrália. Feliz 2017.