Pescadores que mataram tubarão-tigre em Coroa Vermelha podem responder por crime ambiental
Um grupo de pescadores de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, capturou, nesta quinta-feira (28), um tubarão-tigre. Pescado de madrugada em alto mar, o animal foi levado pelos três pescadores até a beira da praia por volta das 9h. Vídeos e fotos divulgados nas redes sociais mostram os homens arrastando o tubarão, de vários metros […]

Um grupo de pescadores de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, capturou, nesta quinta-feira (28), um tubarão-tigre. Pescado de madrugada em alto mar, o animal foi levado pelos três pescadores até a beira da praia por volta das 9h. Vídeos e fotos divulgados nas redes sociais mostram os homens arrastando o tubarão, de vários metros de comprimento, na beira do mar e o levando até o local onde foi cortado em vários pedaços, para ter sua carne e barbatanas consumidas.
“Eles pescaram em alto mar, com rede e espinhel, e mataram o tubarão a pauladas. Chegando na praia, levaram para fazer os cortes para consumo e venda”, disse o secretário de Meio Ambiente de Santa Cruz Cabrália, Fernando Ricaldi. Ele afirmou que será aberto um procedimento para apurar o fato e, se for o caso, punir os envolvidos.
Segundo Ricaldi, embora o tubarão-tigre não seja uma espécie em extinção, os pescadores podem responder por crime ambiental devido à forma como capturaram o animal. Conforme a Lei de Crimes Ambientais, abusar, maltratar ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, é considerado crime ambiental (artigo 32). A pena pode chegar a um ano de detenção, além de multa.
UMA DAS MAIORES ESPÉCIES DE TUBARÃO – Predadores como o tubarão-tigre são essenciais para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas oceânicos, já que são eles que controlam as populações de outros animais. Apesar de ainda não ter entrado em extinção, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) considera o tubarão-tigre uma espécie quase ameaçada.
Fonte: Radar64
