Cabrália

Pescador diz que Tubarão Tigre, fotografado em Coroa Vermelha foi pego longe da praia

Pescadores do sul da Bahia capturaram um tubarão-tigre na manhã desta quinta-feira (28), no município de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia. Segundo o diretor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Francisco Kelmo, a espécie corre risco de ameaça por causa da sobrepesca. “Não é uma espécie considerada em risco […]


Pescadores do sul da Bahia capturaram um tubarão-tigre na manhã desta quinta-feira (28), no município de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia. Segundo o diretor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Francisco Kelmo, a espécie corre risco de ameaça por causa da sobrepesca.

“Não é uma espécie considerada em risco de extinção, mas já está na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. Na lista, ele tem a sigla NT, que em português significa quase ameaçada”, explica.

De acordo com o biólogo, o tubarão-tigre pescado no sul do estado é um animal jovem e tem cerca de 2,5 metros.

A espécie chama atenção por causa de sua carne considerada saborosa e vendida por preços altos. O filé, as barbatanas e o fígado do animal são as partes mais consumidas.

Francisco Kelmo explica ainda que a pesca predatória da espécie pode causar riscos à vida marinha.

“O tubarão-tigre está no topo da cadeia alimentar, ele se alimenta de animais menores e ajuda a manter o equilíbrio do ecossistema”, afirma.

Segundo o biólogo, o ato de pescar o animal não é contra a lei, mas o motivo e a forma como a pesca é realizada devem ser levados em consideração.

A depender do caso, o ato pode ser passível de crime ambiental. É esse o fato que o Secretário do Meio Ambiente de Santa Cruz de Calábria, Fernando Ricaldi, pretende apurar. A Secretaria investiga como o grupo que realizou a pesca capturou e matou o animal.

Nas imagens compartilhadas nas redes sociais é possível ver o tubarão sendo capturado e depois retirado da água. Pessoas que estavam na praia aproveitaram para tirar fotos do animal. O momento em que o tubarão foi cortado para o consumo também foi registrado.

Em entrevista à TV Santa Cruz, um dos homens envolvidos na pesca contou que o animal foi capturado longe da praia. Ele afirma que o tubarão entrou na rede de pesca e morreu logo em seguida.

O grupo levou o tubarão para a praia e dividiu a carne do animal.

De acordo com o biólogo Francisco Kelmo, o tubarão-tigre é o responsável pela maioria dos ataques a banhistas no Brasil. Em segundo lugar, está o tubarão branco.

A espécie vive cerca de 50 anos e pode chegar a até 9 metros de comprimento. No litoral do país, o mais comum é encontrar adultos de 7,5 metros.

“Ele é bastante comum no nosso litoral e costuma viver sozinho, se encontram apenas para acasalar ou quando há alguma situação de comida em excesso”, conta.
Por G1

. . .

Leia também:

Cabrália: Homem é encontrado morto enrolado em lençol com golpes de tiros e facadas

O corpo de um homem foi encontrado na quinta-feira (19), no bairro de Coroa Vermelha em Santa Cruz Cabrália. A vítima estava enrolada em...

Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é discutido pela sociedade de Cabrália

Santa Cruz Cabrália realmente fez bonito neste 18 de maio, data que marca o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração...

Licitação para as obras de pavimentação de 16 mil metros quadrados no bairro Rio Jardim será iniciada

Com a assinatura do convênio 127/2022 entre a Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) e a Prefeitura de Santa Cruz...

Forças de Segurança e Prefeitura de Cabrália Promovem reunião para tratarem sobre o “Tonhão 2022”

Nos dias 03 e 04/06, o município de Santa Cruz Cabrália estará realizando o evento junino conhecido como “Festa do Tonhão”,...

Cabrália realiza grande festa para os garis e o Prefeito Agnelo deixa uma mensagem para a população

Os garis de Santa Cruz Cabrália, juntamente com seus amigos e familiares, participaram de uma grande festa realizada para comemorar o dia...