Índios da aldeia Mata Medonha ocupam a prefeitura

“Vamos passar a noite aqui! E se preciso nós vamos ficar aqui até eles resolverem nossas demandas”


8 de julho de 2019 20:20

Índios Pataxós da aldeia da Mata Medonha ocupam a sede da prefeitura de Santa Cruz Cabrália, desde a manhã desta segunda-feira (8), em protesto contra os problemas recorrentes na aldeia, frequência das aulas escolares, estrada de acesso e transporte escolar.

O grupo chegou logo pela manhã, se acomodando no pátio da prefeitura de Cabrália, com o foco em três principais reivindicações; o transporte escolar que trabalha apenas dois dias na semana em constantes quebras; a reforma da escola prometida desde o começo da gestão Agnelo Santos e a melhoria da estrada de acesso à aldeia.

Após algumas horas, foram recebidos pelo secretário de administração, Alexandre Carvalho, que garantiu as máquinas vão amanhã para aldeia. Em resposta, a comunidade decidiu esperar até que as máquinas saiam em direção à aldeia.

No fim da tarde, mesmo tendo mulheres e crianças de colo, houve uma tentativa de remoção dos índios do pátio da prefeitura, para que ficassem do lado de fora do prédio, tendo os pataxós resistido até conseguirem o recuo da prefeitura.

“Vamos passar a noite aqui! E se preciso nós vamos ficar aqui até eles resolverem nossas demandas” falou uma das lideranças da comunidade.

Segundo uma das lideranças, esta é a terceira vez que é necessário esse tipo de método para tentar resolver as coisas, tendo das vezes anteriores não conseguido resultado, ficando apenas na promessa do prefeito Agnelo Santos(PSD), desta vez eles vão permanecer no local até resolver as questões.