Indígenas Pataxós fazem protesto contra projeto de demarcação e exploração de suas terras
Mobilização acontece na BR-367, entre as cidades de Cabrália e Porto Seguro, e faz parte de um ato nacional contrário à transferência da competência para o Congresso Nacional. Atualmente, prerrogativa cabe à Fundação Nacional do Índio (Funai).

Mobilização acontece na BR-367, na altura da ponte do Rio Jardim, entre as cidades de Cabrália e Porto Seguro, e faz parte de um ato nacional contrário à transferência da competência para o Congresso Nacional. Atualmente, prerrogativa cabe à Fundação Nacional do Índio (Funai).
Um grupo de indígenas da tribo pataxó interditou um trecho da BA-001, que faz ligação entre as cidades de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, na manhã desta quarta-feira (30), em protesto contra a votação do Projeto de Lei 490, que transfere a competência da demarcação de terras.

Atualmente, a prerrogativa cabe à Fundação Nacional do Índio (Funai) e, caso o PL seja aprovado, a autonomia caberá ao Congresso Nacional. Os manifestantes pedem também que haja uma revisão na atual demarcação.
“Precisamos pressionar os deputados para que não aprovem esse projeto, o retrocesso é gigante! Além de tudo que mencionamos acima, o PL490 também abre terras indígenas para o garimpo, por exemplo.” Argumenta os indígenas.
As manifestações dos indígenas no sul da Bahia fazem parte de uma série de protestos de ordem nacional, com grupos de várias etnias se posicionando de maneira contrária à votação do Projeto de Lei.
