Estudante de escola pública da zona rural de Cabrália realiza o sonho de cursar biomedicina

Gustavo já está vivenciando há uma semana a rotina de universitário e atribui a conquista à sua dedicação


16 de setembro de 2021 12:06

O estudante da zona rural de Santa Cruz Cabrália, Gustavo dos Santos da Costa, 18, que vive no assentamento Luiz Inácio Lula da Silva, está realizando o sonho de cursar Biomedicina. O jovem filho de assentados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e ex-aluno do Colégio Estadual do Campo Doutor Eraldo Tinoco, localizado em Porto Seguro, foi aprovado no curso da UNESULBAHIA (Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia). Com a sua nota geral no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que foi 760, ele se inscreveu no Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e conquistou uma bolsa de estudos integral.

Gustavo já está vivenciando há uma semana a rotina de universitário e atribui a conquista à sua dedicação e, também, ao apoio dos professores do colégio. “Muitos professores me incentivaram a manter meus objetivos, a estudar e me esforçar, principalmente, os de Português e de Biologia.

O colégio teve um papel importante na minha formação e agradeço muito pelo aprendizado adquirido”, afirmou o estudante, que estudava a três quilômetros de casa e, antes da pandemia, se deslocava todos os dias de ônibus escolar.O estudante também falou do sentimento de pertencimento em ter estudado em escolas do Campo. “Antes de cursar todo o Ensino Médio no Eraldo Tinoco, eu estudei o Ensino Fundamental na Escola Municipal Paulo freire, localizado no assentamento. Toda a minha família é campesina e estudar em escolas do campo foi essencial para a minha construção enquanto cidadão. Tive a oportunidade de ter uma educação diferenciada, pois a Educação do Campo mescla diferentes conceitos e uma nova estrutura educacional”, destacou.

Segundo Gustavo, ter um filho na universidade era um sonho antigo dos seus pais, que são pequenos produtores rurais. “Eles sempre lutaram e zelaram bastante pela minha educação e da minha irmã, que está cursando o Ensino Fundamental. Meus pais estão super orgulhosos, pois sou o primeiro da família a ingressar na universidade”, disse, emocionado.