Esgoto jogado em praia de Coroa Vermelha a torna imprópria para banho

Secretaria de Meio Ambiente ainda não se manifestou sobre a reportagem


5 de junho de 2019 15:08

Neste dia 5 de junho é comemorado o Dia Internacional do Meio Ambiente, mas os moradores de Coroa Vermelha em Santa Cruz Cabrália não estão podendo comemorar. Uma reportagem exibida ontem (4) no BA Meio Dia da TV Santa Cruz trouxe à tona uma situação alarmante. Os moradores e comerciantes estão preocupados com esgoto que está sendo jogado no canal e caindo na praia, é preocupante pelo mau cheiro e risco de doenças, além de estar espantando dos turistas e causando prejuízos para o comércio.

Os moradores estão chateados, um canal construído para captar água da chuva vem recebendo esgoto, o que vem causando mau cheiro e problemas de saúde há quase seis meses.

“Aqui a gente já teve caso de coceira nas pernas das crianças ao brincar na areia da praia”. Relatou a artesã Elinéia Ferreira.

“Vim de Goiás, interior do Brasil para desfrutar desse paraíso que está aqui, mas não posso nem trazer meus netos para a praia pois tenho medo, como já informaram que começa a coçar a pele e questão de mosca e muitos insetos”. Lamentou o turista goiano Hugo de Souza.

Os moradores dizem a agua suja com mau cheiro e dejetos está chegando ao canal através de ligações clandestinas de esgoto e também por vazamentos de tubulações da EMBASA.

“A nossa água era limpa, água do mar vem, escoa no canal e desce pro manguezal, a partir do momento que eles furaram aqui, começou a descer o esgoto para a praia”. Comentou o indígena, Ubiranan Pataxó.

Quando chove muito ou quando a maré enche a água suja invade a praia de Coroa Vermelha, uma das mais visitadas em Santa Cruz Cabrália, bem perto de um dos principais turísticos da cidade, a praça do Cruzeiro, onde foi realizada a Primeira Missa do Brasil. Alguns comerciantes já contabilizam prejuízo de até 30% com a diminuição de turista.

“Com cada vez menos frequência de turistas, temos que Coroa Vermelha deixe de existir como turismo”. Alexander Golas, aposentado preocupado com o futuro turístico do local.

Os moradores disseram que a EMBASA já foi informada várias vezes, obtiveram a informação que seria necessário fazer uma elevação da rede de esgoto, pois a água da chuva estaria entrando no esgoto.

Apesar das denúncias, segundo o último laudo de balneabilidade do INEMA a praia de Coroa Vermelha é considerada própria para o banho.

EMBASA

A Embasa emitiu uma nota respondendo a reportagem, segunda a empresa o esgoto no local vem de ligações clandestinas de imóveis e não tem poder para autuar, mas que quando constata os problemas alerta ao Inema e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Além de um poço da rede de esgoto teve uma a rede danificada por moradores na tentativa de escoar a água de chuva empossada e que os reparos vão ser ainda hoje (4).

Cabrália Agora com informações do BA TV – TV Santa Cruz