Escritora Pataxó representará o município de Cabrália na Feira dos Novos Autores Baianos

O evento conta com a participação de 31 autores Baianos


27 de maio de 2021 07:49

A feira de dos Novos autores Baianos faz parte de um projeto realizado pela Mil Produções Artísticas e conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia), com base na Lei Aldir Blanc, cujas programações serão realizadas de forma virtual, dos dias 28 a 30 de Maio.

O evento, que conta com a participação de 31 autores Baianos, além de promover sarau dos autores, rodas de conversa com editores independentes, feira de livros e editoras baianas, promoverá o lançamento de e-book, e um audiobook narrado por atores e atrizes da região. A curadoria do projeto selecionou cinco autores do macroterritório da Bahia que terão participação ao vivo no sarau on line, além de terem uma de suas obras publicadas em coletânea digital.

Santa Cruz Cabrália será representada pela autora indígena Pataxó Adriana Pesca, que também é professora das redes municipal e estadual de ensino. A autora, que considera-se como anônima, representará o macroterritório 1, Costa do Descobrimento. O intérprete de sua obra para o Audiobook, será o artista Cláudio Benfinca, que também é professor da rede municipal de Santa Cruz Cabrália, duas vozes cabralienses com grande potencial de representatividade.

Em palavras da autora, a satisfação de participar desse evento que dará visibilidade à tantos autores, muitos dos quais ainda no anonimato é, para além da divulgação de seu trabalho poético e literário, uma maneira de visiblilizar, não apenas o município, mas a cultura de seu povo Pataxó. Para ela escrita e a autoria propostas por escritores indígenas é também um manifesto de resistência.

É possível conhecer o evento através do site www.feiranovosautoresbaianos.com.br e acompanhar as apresentações nos dias 28, 29 e 30, sempre às 17:00, por meio da página www.feiranovosautoresbaianos.com.br.