CPM: Escola Municipal Victurino da Purificação Figueirêdo realiza Festa da Família com Evento Cultural
Localizada em Coroa Vermelha, a Escola Municipal Victurino da Purificação Figueirêdo realizou nesta quinta-feira, dia 25, a Festa da Família na Escola. O evento marcou a culminância do projeto Valorização dos Povos Indígenas, com apresentações, exposição de trabalhos, degustação de chás medicinais e de alimentos da Culinária indígena Pataxó. Além disso, houve momentos de interação […]

Localizada em Coroa Vermelha, a Escola Municipal Victurino da Purificação Figueirêdo realizou nesta quinta-feira, dia 25, a Festa da Família na Escola. O evento marcou a culminância do projeto Valorização dos Povos Indígenas, com apresentações, exposição de trabalhos, degustação de chás medicinais e de alimentos da Culinária indígena Pataxó. Além disso, houve momentos de interação entre a equipe escolar e as famílias presentes.
Por se tratar de uma escola militarizada, uma parceria da Prefeitura Municipal com a Polícia Militar do Estado da Bahia, antes da primeira apresentação os alunos fizeram uma demonstração em público da formação que acontece diariamente na quadra da escola, de onde as turmas saem enfileiradas em direção à sala de aula.
Entre as apresentações não indígenas, o público se encantou com a performance das alunas do 9º ano da professora Marcele, que deram um show à parte cantando a música Perfect, do cantor britânico Ed Sheeran. Da mesma forma, as turminhas de 2º e 3º ano das professoras Cássia e Cristiane, fizeram bonito cantando e dançando a música Quando Te Vi, de Beto Guedes. O movimento ficou por conta da dinâmica com exercícios aeróbicos, sob o comando do professor Nairo, de Educação Física.
O ponto alto da festa e que deu início às homenagens culturais foi a Oração da Comunidade – Awê. A belíssima apresentação Pataxó foi coordenada pela professora Jodilce e contou com a participação do Grupo Cultural dos estudantes do Colégio Estadual Indígena de Coroa Vermelha, alunos da professora Joyce Ellen.
Os alunos do 7º ano das professoras Mara e Andréia também apresentaram danças indígenas, reforçando o objetivo do projeto de divulgar para a comunidade escolar os conhecimentos sobre a origem e a cultura do povo Pataxó, uma vez que vivemos sob o mesmo território e por isso precisamos todos conhecer, valorizar e respeitar as diferenças deste povo resistente e resiliente pela e para a sua sobrevivência e existência.
Quem passou pelas barracas, teve o privilégio de conhecer sobre as ervas medicinais, receitas, fazer pintura corporal e ainda apreciar as delícias da culinária. Teve moqueca, peixe na patioba, batata doce, bolo de puba na patioba, peixe na patioba, cuscuz de tapioca, kawin e outros pratos típicos. Os professores Enéias, Cleivane e Cristiane cuidaram de cada detalhe com muito carinho para que o resultado ficasse o melhor para todos os presentes.
Ao final, a diretora Roberta Ogando agradeceu a presença de todos e pediu aos pais e responsáveis que se fizessem presentes no dia a dia da escola, enfatizando a visita das famílias não apenas em momentos festivos, mas sempre que puderem é importante que cada um participe da vida escolar dos seus filhos.
Agradecimento ao diretor do Colégio Estadual Indígena de Coroa Vermelha, Railson, que autorizou a participação e o transporte para os alunos do grupo cultural. Entre as autoridades locais, estavam presentes o vereador Girlei, Katão Pataxó, Kãhu Pataxó, Ubiranã Pataxó e demais lideranças indígenas.













