Contrariando lideranças indígenas, prefeito Agnelo nomeia secretário

Contraindicação das lideranças Indígenas, Agnelo escolhe outro secretário


30 de agosto de 2019 10:09
Foto: ASCOM

Na tarde desta quinta-feira(29), foi empossado, pelo prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos(PSD), o novo secretário municipal de Assuntos Indígenas, Juary Pataxó.

A posse aconteceu na Aldeia Nova Coroa, no distrito de Coroa Vermelha, e a nomeação causou estranheza na comunidade indígena de Cabrália, porque no início do mês, em uma reunião com mais de 40 lideranças indígenas, entre eles, cinco caciques de Cabrália, presidentes de associações, cooperativas indígenas e representantes da Escola Indígena, foi escolhido o nome de Louro Pataxó, líder conceituado e benquisto por todos.

Reunião com lideranças indígenas

A pergunta é: o que teria feito o prefeito mudar para um novo representante em apenas 24 dias?

Procurado pelo site Cabrália Agora, Louro Pataxó confirmou que foi cogitado seu nome para a pasta, mas não lhe agradaram as condições impostas pelo prefeito.

Veja o que ele nos disse: “Havia a possibilidade de assumir a pasta de Assuntos Indígenas; o prefeito me chamou para conversar, pois meu nome é bem aceito e respeitado na comunidade. Mas, em troca, ele queria apoio para as eleições de 2020, o que eu recusei.”.

Louro Pataxó

Louro Pataxó deixa claro que queria assumir apenas se fosse para fazer um grande trabalho, pois conhece de perto as dificuldades da comunidade e as urgências do povo indígena:

“Eu queria que fosse feito um bom trabalho, pois moro em uma rua que alaga quando chove, sei que seria bastante cobrado como secretário, queria entrar para fazer mudança e não queria fazer parte da gestão da maneira que ele estava querendo”.