Manchetes

Chegada de ciclone pode provocar ventos fortes e ondas de até 5 metros no Espírito Santo e no Sul da Bahia

Um ciclone subtropical sobre o mar junto à costa do Espírito Santo vai causar ventos fortes e ondas de 3 a 5 metros de altura no litoral do Estado. A informação é do Centro de Hidrografia da Marinha. A previsão é de que o fenômeno comece às 10h deste sábado (09) e permaneça até a […]


Um ciclone subtropical sobre o mar junto à costa do Espírito Santo vai causar ventos fortes e ondas de 3 a 5 metros de altura no litoral do Estado. A informação é do Centro de Hidrografia da Marinha. A previsão é de que o fenômeno comece às 10h deste sábado (09) e permaneça até a próxima segunda-feira (11).

VEJA A NOTA ABAIXO DA MARINHA

“A Marinha do Brasil (MB), por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), esclarece que está prevista a atuação de um ciclone subtropical sobre o mar junto à costa do Espírito Santo. Esse ciclone causará ventos fortes e ondas de 3,0 a 5,0 metros de altura, a partir do dia 09/12, às 10 horas da manhã, no mar adjacente ao Espírito Santo e sul da Bahia. O efeito desse fenômeno deve perdurar até o dia 11/12. O CHM emitiu um aviso de mau tempo para alertar os navegantes de tal previsão.”

PREVISÃO DE CHUVA PERSISTE

Após dias de chuva variando entre moderada a forte, a previsão ainda é de chuva para o Espírito Santo, porém de menor intensidade na maior parte do Estado.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alerta que no Espírito Santo e em Minas Gerais ainda há previsão de continuidade de chuva fraca a moderada ao longo desta sexta-feira (08), com possibilidade de pancadas localmente fortes, em curto período de tempo. Isso favorece enxurradas e deslizamentos de terra O alerta, segundo o Cemaden, é para a região centro-norte do Espírito Santo, onde ainda é média a possibilidade dessas ocorrências, devido aos acumulados das últimas 72 horas. Nas demais regiões do Espirito Santo a possibilidade é baixa.

Segundo o Instituto Climatempo, a circulação do sistema de alta pressão atmosférica chamado de Alta da Bolívia continua bastante ativa e influencia grande parte do Brasil e estimula a formação de muitas áreas de instabilidade. Pelo menos até o final de semana (09 e 10 de dezembro), a chuva continua frequente e volumosa nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste.

O instituto também reforça que nesses primeiros dias de dezembro, o Espírito Santo recebeu um grande volume de chuva que causou alagamentos, transbordamento de rios e deslizamento de terra. Mas alerta que, nos próximos dias, também há condições para muitos raios, fortes rajadas de vento e queda de granizo em alguns pontos.

Nas capitais, o alerta vale especialmente para as regiões metropolitanas de Vitória, Belo Horizonte, Goiânia e o Distrito Federal. De acordo com o Climatempo, a chuva ainda permanece no Estado até terça-feira (12), com o sol entre muitas nuvens durante o dia e períodos de nublado, com chuva a qualquer hora até à noite.

Na previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva permanece no Estado também até terça com céu encoberto com pancadas de chuva a qualquer hora.

O Centro de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistencia Ténica e Extensão Rural (Incaper) afirma que a chuva estará presente em todo o Estado até domingo. Ainda nesta sexta, há variação de nuvens e chuva fraca em alguns momentos por todo o Espírito Santo. As tempertauras na Grande Vitória ficam entre a mínima de 22 °C e máxima de 29 °C. No Sul, mínima de 17 °C e máxima de 28 °C. Na Região Serrana, mínima de 15 °C e máxima de 27 °C. No Norte, mínima de 22 °C e máxima de 28 °C. E na Região Noroeste, mínima de 22 °C e máxima de 28 °C.

Para o final de semana, chove em alguns momentos do dia em todas as regiões do estado. No entanto, as temperatura sofrem ligeira elevação. Na Grande Vitória ficam entre a mínima de 22 °C e máxima de 29 °C. No Sul, mínima de 19 °C e máxima de 31 °C. Na Região Serrana, mínima de 17 °C e máxima de 31 °C. No Norte, mínima de 23 °C e máxima de 29 °C. E na Região Noroeste, mínima de 22 °C e máxima de 28 °C.

. . .

Leia também:

Censo 2022 começa em territórios indígenas

O Censo 2022 começa hoje (10) nos territórios indígenas e vai até 31 de outubro. Serão recenseados os indígenas...

Idosa de 75 anos morre após cair em fossa séptica em Itapebi

Uma idosa de 75 anos morreu após cair em fossa séptica instalada no quintal da casa onde ela morava no município de Itapebi, no extremo...

CNH pode custar até R$ 3 mil: veja como tirar a habilitação de graça

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), também conhecida como carteira de motorista, costuma ficar ainda mais cara com o passar do...

IBGE começa nesta segunda o Censo 2022

Com o objetivo de levantar dados amplos e confiáveis sobre diversos aspectos da vida dos brasileiros, o Instituto Brasileiro de Geografia...