Central de tratamento de resíduos da Costa do Descobrimento está pronto

A CTVR está localizada em Santa Cruz Cabrália, em uma área de 75 hectares com capacidade para receber até 490 toneladas diárias.


28 de outubro de 2019 10:36
Foto: Divulgação

Pronta para operar, a primeira Central de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos (CTVR) Costa do Descobrimento pode eliminar os lixões de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Eunápolis e ser a solução para os municípios circunvizinhos (Belmonte, Itabela, Itagimirim, Guaratinga e Itapebi). 

A CTVR está localizada em Santa Cruz Cabrália, em uma área de 75 hectares com capacidade para receber até 490 toneladas diárias. A Central é composta de Aterro Sanitário de Resíduos Domésticos (RSD), Aterro de Resíduos da Construção Civil (RCC), Tratamento de Resíduos de Serviço de Saúde (RSS) e Resíduos Industriais (RI). A CTVR Costa do Descobrimento tem estrutura para fazer a gestão de resíduos sólidos no Extremo Sul e ser referência na Bahia, modelo a ser adotado por outros municípios.

Além de eliminar, pelo menos, três lixões da região, com a CTVR, as prefeituras parceiras vão cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei n.º 12.305/2010. Na Bahia, 216 (52% do total) municípios possuem lixões e segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), somente 43 cidades (10% do total) possuem aterro sanitário.  

A implantação da CTVR Costa do Descobrimento é uma iniciativa empresarial da Naturalle, empresa baiana com forte atuação em serviços de gerenciamento e tratamento de resíduos sólidos no Nordeste.

Bahia Notícias