Cabrália escolhe o caminho judicial: Agnelo tem maioria dos votos, mas candidatura está sub judice
A candidatura de Agnelo Santos está indeferida com recurso no TSE.
Agnelo Santos, do PSD, foi eleito (sub judice), neste domingo (15), prefeito de Santa Cruz Cabrália (BA) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Agnelo Santos teve 40,12% dos votos. Foram 5.840 votos no total.
O candidato derrotou Bahiano, que ficou em segundo lugar com 29,33% (4.270 votos).
A candidatura de Agnelo Santos está indeferida com recurso no TSE. Isso ocorre quando o candidato não está regular e com pedido de registro julgado indeferido; no entanto, há recurso interposto contra essa decisão e aguarda julgamento por instância superior.
Com isso Cabrália deixa seu destino para os próximos quatro anos nas mãos da Justiça, as decisões sobre casos de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador sub-judice — com decisão ainda não definitiva da Justiça Eleitoral sobre a regularidade de suas candidaturas — poderão ocorrer até depois da posse no caso de políticos nessas condições que venceram no voto, mas poderão perder o cargo, ou não.
Agnelo (sub-judice), portanto, ganhou a eleição no voto, mas pode não tomar posse, ou pior, perder seu cargo depois de 1º de janeiro no ano que vem.
Resultado
A eleição em Santa Cruz Cabrália teve 20% de abstenção, 2,09% votos brancos e 10,01% votos nulos.
Veja o resultado após o fim da apuração:
Agnelo Santos – PSD – 40,12%
Bahiano – PROS – 29,33%
Loredano – PV – 21,06%
Viola – PSB – 7,95%
Dr Marco – PATRIOTA – 0,82%
Dic da Farmácia – MDB – 0,72%
