Cabrália escolhe o caminho judicial: Agnelo tem maioria dos votos, mas candidatura está sub judice

A candidatura de Agnelo Santos está indeferida com recurso no TSE.


17 de novembro de 2020 10:10

Agnelo Santos, do PSD, foi eleito (sub judice), neste domingo (15), prefeito de Santa Cruz Cabrália (BA) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Agnelo Santos teve 40,12% dos votos. Foram 5.840 votos no total.

O candidato derrotou Bahiano, que ficou em segundo lugar com 29,33% (4.270 votos).

A candidatura de Agnelo Santos está indeferida com recurso no TSE. Isso ocorre quando o candidato não está regular e com pedido de registro julgado indeferido; no entanto, há recurso interposto contra essa decisão e aguarda julgamento por instância superior.

Com isso Cabrália deixa seu destino para os próximos quatro anos nas mãos da Justiça, as decisões sobre casos de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador sub-judice — com decisão ainda não definitiva da Justiça Eleitoral sobre a regularidade de suas candidaturas — poderão ocorrer até depois da posse no caso de políticos nessas condições que venceram no voto, mas poderão perder o cargo, ou não.

Agnelo (sub-judice), portanto, ganhou a eleição no voto, mas pode não tomar posse, ou pior, perder seu cargo depois de 1º de janeiro no ano que vem.

Resultado

A eleição em Santa Cruz Cabrália teve 20% de abstenção, 2,09% votos brancos e 10,01% votos nulos.

Veja o resultado após o fim da apuração:
Agnelo Santos – PSD – 40,12%
Bahiano – PROS – 29,33%
Loredano – PV – 21,06%
Viola – PSB – 7,95%
Dr Marco – PATRIOTA – 0,82%
Dic da Farmácia – MDB – 0,72%