Manchetes

Cabrália em crise: Caixa Econômica Federal pode fechar as portas

Visando alertar para o risco de fechamento da agência local da Caixa Econômica Federal, bancários estarão mobilizados, na quarta-feira (23), a partir das 11h, em Santa Cruz Cabrália. O ato acontece em frente à agência da Caixa e contará com a presença de representantes do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul do Estado, que buscarão […]


Visando alertar para o risco de fechamento da agência local da Caixa Econômica Federal, bancários estarão mobilizados, na quarta-feira (23), a partir das 11h, em Santa Cruz Cabrália.

O ato acontece em frente à agência da Caixa e contará com a presença de representantes do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul do Estado, que buscarão informar a população sobre o desmonte que o banco vem sofrendo, com redução de agências e demissão de funcionários.

O coordenador-geral do Sindibancários, Carlos Eduardo Coimbra, destaca que o fechamento de uma agência da Caixa não representa apenas prejuízo para os bancários, mas a sociedade é penalizada também. “O ato desta quarta não é apenas uma maneira de alertar as pessoas sobre o desmonte dos bancos públicos, mas de alertar também sobre essa decisão política do Governo Temer, que está reduzindo os investimentos na construção de moradias e a capacidade de atendimento pessoal à população”, salienta Coimbra.

DESMONTE DA CAIXA – De acordo com o sindicalista, no começo de agosto o banco publicou uma instrução normativa indicando fim dos concursos públicos para a contratação de seus funcionários.

O diretor jurídico do Sindibancários, João Climário, destaca ainda o papel social importante desempenhado pela Caixa. “É uma instituição financeira centenária que tem contribuído para o desenvolvimento do país, por meio de programas de geração de emprego e renda, financiamento habitacional, incentivo ao turismo, redução da desigualdade regional, dentre outras”, lembra Climário.

Climário ressalta que a Caixa está presente na vida das pessoas por meio de seus programas sociais, do FGTS, das loterias. “O Programa Minha Casa Minha Vida é apenas um exemplo da importância do banco para amenizar o problema do déficit habitacional. Além de ser a operadora do Programa, ela também concede empréstimos para os compradores dos imóveis”, relembra diretor jurídico do Sindicato.

. . .

Leia também:

Censo 2022 começa em territórios indígenas

O Censo 2022 começa hoje (10) nos territórios indígenas e vai até 31 de outubro. Serão recenseados os indígenas...

Idosa de 75 anos morre após cair em fossa séptica em Itapebi

Uma idosa de 75 anos morreu após cair em fossa séptica instalada no quintal da casa onde ela morava no município de Itapebi, no extremo...

CNH pode custar até R$ 3 mil: veja como tirar a habilitação de graça

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), também conhecida como carteira de motorista, costuma ficar ainda mais cara com o passar do...

IBGE começa nesta segunda o Censo 2022

Com o objetivo de levantar dados amplos e confiáveis sobre diversos aspectos da vida dos brasileiros, o Instituto Brasileiro de Geografia...