Manchetes mundo pica-pau

Pica-pau que inspirou desenho animado será declarada extinta

O pica-pau-bico-de-marfim, que inspirou o personagem do desenho Pica-Pau, deve ser declarado extinto, anunciaram autoridades da vida selvagem dos Estados Unidos nesta quarta-feira (29). Na listagem, estão outras 22 espécies de pássaros, peixes, mexilhões e outros animais selvagens. “Para as espécies propostas para exclusão hoje, as proteções da Lei das Espécies Ameaçadas chegaram tarde demais, com […]


Na lista divulgada por autoridades dos EUA, estão outras 22 espécies de pássaros, peixes, mexilhões e outros animais selvagens

O pica-pau-bico-de-marfim, que inspirou o personagem do desenho Pica-Pau, deve ser declarado extinto, anunciaram autoridades da vida selvagem dos Estados Unidos nesta quarta-feira (29). Na listagem, estão outras 22 espécies de pássaros, peixes, mexilhões e outros animais selvagens.

“Para as espécies propostas para exclusão hoje, as proteções da Lei das Espécies Ameaçadas chegaram tarde demais, com a maioria extinta, funcionalmente extinta ou em declínio acentuado no momento da listagem”, disse o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.

Também estão programados para extinção o pássaro toutinegra de Bachman, duas espécies de peixes de água doce, oito espécies de mexilhões-de-água-doce do sudeste e 11 do Havaí e das ilhas do Pacífico.

“As circunstâncias de cada um também destacam como a atividade humana pode levar ao declínio e extinção de espécies, contribuindo para a perda de habitat, uso excessivo e a introdução de espécies invasivas e doenças. Os impactos crescentes das mudanças climáticas são esperados para exacerbar ainda mais essas ameaças e suas interações, “disse a agência de vida selvagem.

Quase 3 bilhões de pássaros foram perdidos na América do Norte desde 1970, de acordo com um comunicado à imprensa do US Fish and Wildlife Service.

Dúvida sobre extinção

O pica-pau-bico-de-marfim nunca foi conhecido como uma ave comum, pois dependia de grandes pântanos do sul com muito espaço e comida para prosperar, de acordo com a American Bird Conservancy. Enquanto seu habitat começou a desaparecer devido à extração descontrolada, o pica-pau tornou-se escasso.

Ele foi frequentemente baleado por caçadores e colecionadores, o que provavelmente contribuiu para seu desaparecimento, disse Tierra Curry, cientista do Centro de Diversidade Biológica.

O último aparecimento confirmado do pica-pau-bico-de-marfim nos Estados Unidos foi na Louisiana na década de 1940, disse John Fitzpatrick, diretor emérito do Laboratório Cornell de Ornitologia. Mas há relatos e vídeos granulados do pássaro datados do início dos anos 2000 no leste do Arkansas que não foram confirmados.

“Na minha opinião, é prematuro declarar a ave oficialmente extinta por parte do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA porque a ave ainda pode existir”, disse ele à CNN. “O ponto de declarar algo extinto é ter evidências sólidas de que ele se foi.”

Fitzpatrick e outros ornitólogos farão uma petição à agência de vida selvagem durante o período de comentários para retirar a ave da lista de extinção, disse ele.

“Estou esperançoso que eles dêem outra olhada nisso e digam que podemos realmente retirar isso por mais uma ou duas décadas”, disse Fitzpatrick. “Continuamos a dizer que vale a pena procurar este pássaro.”

. . .

Leia também:

Cabrália registra 17 casos ativos, Bahia registra 5.248 casos ativos de Covid-19 e mais 9 óbitos

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.991 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,13%) e 1.051 recuperados (+0,07%)....

PRF lança Operação Corpus Christi 2022 na Bahia

Corpus Christi é um dos feriados cristãos mais comemorados no Brasil. Neste ano de 2022 a comemoração ocorrerá no dia 16 de junho,...

Três prisões em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e munições de uso restrito

Policiais da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), de Eunápolis prenderam quatro pessoas, apreenderam um...

Com mais de 60 mil atendimentos, Policlínica Regional da Costa do Descobrimento completa primeiro ano de funcionamento

Nesta sexta-feira, 10, o presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde e prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, participou...

60% dos baianos vacinados contra a Covid-19 não reforçaram a imunização com as 3ª e 4ª doses

Do total de 11,6 milhões de baianos vacinados com as 1ª e 2ª doses de vacina contra a Covid-19, cerca de 6,1 milhões de pessoas...