Lídice faz balanço de sua passagem pela Presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

De acordo com a parlamentar baiana, o plano de trabalho proposto em 2019 foi integralmente cumprido.


11 de março de 2021 21:46

Ao deixar o comando da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso), nesta quinta-feira (11), a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) fez um balanço de sua gestão, destacando o momento da votação da Reforma da Previdência, em que diversas audiências públicas foram realizadas para mostrar o impacto da proposta na vida dos idosos no Brasil.

De acordo com a parlamentar baiana, o plano de trabalho proposto em 2019 foi integralmente cumprido.

“Quando iniciamos nosso trabalho, tínhamos como pauta principal a reforma da Previdência e essa Comissão foi extremamente importante nos debates que realizou a respeito desse assunto. Tivemos também uma grande discussão sobre as Instituições de Longa Permanência para Idosos no Brasil, debates sobre a violência física, econômica, psicológica por que passam os idosos em nosso país”, disse.

A defesa do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa também foi relembrada pela congressista, após o governo de Jair Bolsonaro promover, em um dos seus desmontes, a desintegração do grupo, que hoje vigora com formatação reduzida.

“Fizemos ainda dois seminários sobre a Política Nacional do Idoso, um nacional e outro internacional. E participamos de eventos internacionais na Espanha e no Uruguai para conhecer as políticas desenvolvidas nestes dois países que se destacam na proteção ao idoso”, acrescentou.

Lídice falou ainda dos debates relacionados ao vazamento de dados dos aposentados para as instituições de crédito consignado.

“Temos mais de cinco milhões de idosos endividados no Brasil. Logo que o idoso se aposenta sofre assédio das inúmeras instituições de crédito que ligam para oferecer empréstimos”, lamentou. A deputada afirmou que essas e outras lutas são fundamentais para os idosos que hoje representam 15% da população e com uma perspectiva de grande crescimento nos próximos 20 anos.