Deputado Jânio Natal renova pedido por Centro de Hemodiálise em Porto Seguro

O deputado Jânio Natal (Podemos) encaminhou ao governo do Estado e ao secretário de Saúde, Fábio Villas Boas, requerimento reiterando a implantação de unidade de tratamento para pacientes renais na cidade de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, com capacidade para atender tanto à população local, como aos turistas que visitam a cidade. A primeira […]


6 de agosto de 2018 11:08

O deputado Jânio Natal (Podemos) encaminhou ao governo do Estado e ao secretário de Saúde, Fábio Villas Boas, requerimento reiterando a implantação de unidade de tratamento para pacientes renais na cidade de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, com capacidade para atender tanto à população local, como aos turistas que visitam a cidade. A primeira indicação foi feita há dois anos. Porto Seguro é importante polo turístico da Bahia e tem mais de 150 mil habitantes.

O parlamentar frisou que os pacientes com doença renal “precisam se deslocar três vezes por semana para fazerem sessões que duram de três a cinco horas, na vizinha cidade de Eunápolis, que fica há 70 quilômetros de distância.” “Além disso, a cidade recebe todo ano mais de 1,4 milhão de turistas de todo o mundo e, muitas dessas pessoas são portadores de doenças renais, necessitando desse serviço”. Reforçou, lembrando ainda que um Centro de Hemodiálise via atender também aos pacientes de Santa Cruz Cabrália e Belmonte.

O TRATAMENTO Através da hemodiálise, pessoas com as funções renais prejudicadas têm a oportunidade de manter uma vida próxima do normal, podendo praticar atividades físicas, trabalhar, viajar, etc. Porém, mesmo com os benefícios da hemodiálise, o paciente pode apresentar complicações como hipertensão arterial, anemia severa, descalcificação, desnutrição e hepatite, que podem ser tratadas e controladas a cada sessão de hemodiálise.

O Deputado observa que é um procedimento altamente especializado, com sessões que duram de 3 a 5 horas e necessitam ser repetidas 2, 3, 4 vezes por semana ou até mesmo diariamente. O primeiro pedido foi feito em março de 2016.