Dois novos casos de sarampo são confirmados no estado pela Sesab

Até o momento, foram notificados 536 casos suspeitos de sarampo, sendo 282 descartados, 22 confirmados, enquanto 232 permanecem em investigação


17 de outubro de 2019 15:08

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, nesta quinta-feria (17), mais dois novos casos de sarampo confirmados no estado. Segundo o boletim, o número de ocorrência confirmadas da doença subiu, em uma semana, de 20 para 22. O último boletim foi divulgado em outubro.

Os números correspondem ao levantamento feito até a semana epidemiológica 41 (12/10). Dos 22 casos de sarampo confirmados na Bahia, 12 foram confirmados na cidade de Santo Amaro, no recôncavo baiano, cinco no sul da Bahia, no município de Gandu, dois no centro norte baiano, em Jacobina e Andorinha, um em Palmeiras, no sudoeste e um em Salvador.

A Sesab destaca ainda que, do total de casos, cinco são importados, ou seja, a contaminação aconteceu em outras localidades fora do território baiano. Porém as notificações se deram em solo baiano. Esses casos foram registrados nas cidades de Porto Seguro (1), no sul da Bahia, em Souto Soares (1), no centro norte, Caetité (2), no sudoeste, além de um registro na capital baiana.

Até o momento, foram notificados 536 casos suspeitos de sarampo, sendo 282 descartados, 22 confirmados, enquanto 232 permanecem em investigação.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começou na segunda-feira (7) e segue até o dia 25 de outubro. Nesta quinta-feira (17), Dia Nacional de Vacinação, são realizadas em Salvador campanhas de conscientização quanto à importância da imunização e atualização da caderneta de vacina.

O público-alvo é formado por crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), devido a vulnerabilidade desse grupo contrair o agravo e evoluir para complicações graves e até mesmo levar ao óbito.

Em Salvador, todos os postos de saúde irão oferecer a imunização contra a doença.

O atendimento nas unidades ocorre de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).

Bahia.ba